
Eu trabalhava num layout de cartaz para um concurso. Fazia os desenhos vetoriais, entre eles esse coração, em um aplicativo de celular e mais tarde juntava as imagens no computador.
Um dia, a caminho do trabalho, comecei a reparar a textura da calçada e me deparei com uma rachadura no concreto. Imediatamente imaginei esse coração sobreposto, com a textura e falha visíveis através dele.
Era uma imagem simples, despretensiosa, mas com uma força simbólica enorme. Essa amplificada pelo contexto da época, onde o Brasil havia acabado de passar pelas manifestações dos 20 centavos em Junho de 2013 e iniciava uma trajetória rumo a polarização política intensa.
A partir dessa arte pensei um nome, depois mais idéias com esse tema e até mesmo um mote:
O estrago já foi feito. Amigos romperam, vizinhos ofenderam-se, amantes trataram-se como desconhecidos. Estamos em frangalhos e essa situação fica cada vez mais insustentável a longo prazo. Alguma atitude deve ser tomada e a Reconciliação é o primeiro passo.
Desde então, mantenho essa série como um ato contra o ódio e rancor, promovendo a Reconciliação como o caminho para a nossa reconstrução social.
O resgate da empatia e, principalmente, da gentileza é necessário! Pensar diferente de você não torna ninguém seu inimigo e liberdade de expressão não é desculpa para discursos de ódio contra terceiros.

Reproduções dessa série encontram-se disponíveis na galeria digital URBAN ARTS.