A foto foi tirada em 26/07/2022 no meu condomínio, a caminho do trabalho. A princípio fiz uma edição no celular mesmo e apliquei um filtro sépia. Mas não fiquei muito satisfeito com o resultado e acabei esquecendo essa imagem no rolo de câmera.  

Foto original

Pula para 25/10/2026. Enquanto aguardava o início da apuração eleitoral para presidente, resolvi criar uma arte para me distrair. Abri o aplicativo de fotos do meu celular e comecei a procurar alguma inspiração. Após uma busca rápida por ano, acabei reencontrando essa imagem.

Gostei da pose do pombo, mas agora o fundo da imagem me incomodava. Primeiro, decidi redesenhá-lo sem o fundo. Segundo, procurei me inspirar num estilo que ainda não havia experimentado. Já havia simulado ilustrações realistas, xilogravuras e, após algumas pesquisas, decidi fazer algo inspirado em sumi-e.

Usei um editor de imagens para recortar a imagem do fundo. Em seguida, carreguei-a na I.A. e gerei um desenho em preto e branco no estilo desejado. Após baixá-lo, voltei para o programa e refiz o fundo da imagem pintando um gradiente suave de azul. 

Foto original recortada.
Simulação de nanquim.
Simulação de nanquim aguado.
Simulação de sumi-e.

Inicialmente eu deixaria o pombo apenas em preto e branco mesmo, mas achei que ele ficou apagado no meio do fundo colorido. Colori alguns detalhes do corpo dele, como a cabeça e as patas. 

COTIDIANO | UM POMBO NO CABO. Direitos Autorais ThiagoVidal.Ego © 2026

Gostei muito do efeito simulado do Sumi-e, com certeza vou usá-lo mais vezes. 

Sobre a produção dessa arte

Essa ilustração foi feita com o Gemini e Affinity.

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Designer Gráfico + Artista Visual

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo